Entenda todas as etapas do processo de cultivo de nossos cogumelos

Etapa 1 - Composto

 

O ciclo de cultivo dos cogumelos começa com o composto orgânico. A preparação do composto começa com uma mistura de material orgânico, com diversos tipos de palha, esterco, água e gesso. A palha serve de estrutura do composto, o gesso garante a acidez adequada (controle de ph) e o adubo entra como forma de nutrientes.

Esse material é fermentado naturalmente por alguns dias, para que os nutrientes se tornem disponível para os cogumelos. Antes de passar para a próxima etapa, o composto é pasteurizado em um túnel quente,  para evitar contaminação com qualquer tipo de bactérias, larvas, fungos concorrentes e pragas. 

Etapa 2 - Semeando

Após a pasteurização, as “sementes” que dão origem aos cogumelos, chamadas micélio, são misturadas no composto. O micélio cresce rapidamente, permeando completamente todo o composto, o que significa que está pronto para irem para as estufas.

 

A maioria dos cultivadores de cogumelos não produz sua própria semente, pois é um processo muito sofisticado. Empresas especializadas produzem a semente inoculando grãos com esporos em laboratório. 

Etapa 3 - Revestimento

O composto amadurecido é armazenado em sacos e blocos, para que possam ser distribuídos uniformemente em diversas prateleiras dentro das estufas. Na sequência, uma camada de turfa é adicionada no topo do composto, e água é borrifada ao longos dos dias para mantê-lo sempre úmido.  

Etapa 4 - Frutificação

Nos dias seguintes, o micélio começa a aparecer em toda a superfície do composto, e em mais alguns dias, cada pontinho de micélio incrivelmente começa a ganhar a forma e o corpo de um cogumelo. 

Etapa 5 - Colheita

Uma vez que os primeiros cogumelos nascem, a colheita começa maravilhosamente, e se faz necessária todos os dias. O ritmo de produção se inicia de forma acelerada nos primeiros dias, seguida por uma calmaria de mais alguns dias. Então, na mesma estufa, dias depois um segundo pico de produção acontece, seguido novamente por mais uma calmaria. E por fim, um terceiro pico de ocorre nas últimas semanas de ciclo do mesmo lote de composto, quando as ultimas colheitas são feitas, antes de esvaziarem a sala com o composto velho e iniciar o ciclo tudo de novo.